Por acaso cerveja
TakeuparIPA – Go Horse
Falar que eu gosto de escrever no meu próprio Blog é redundância, ok, mas essa seção DE REPENTE CERVEJA sempre me agrada, porque aqui narro os encontros inesperados com cervejas. Inesperados os encontros e inesperadas as cervejas.
Resumo da Ópera
Dessa vez encontrei a TakeuparIPA da GO HORSE. Claro que a atmosfera positiva da ocasião impacta de uma certa forma a receptividade do produto.
Estava com amigos a caminho de uma festa e paramos para encontrar outro amigo, que por acaso era aniversariante do dia, pra comer algo antes de ir pra night. Eis que, me vi próximo a Confraria Galhardo, localizada nas proximidades da Praça da Liberdade, mais precisamente na galeria ADRESS SAVASSI MALL, na Rua Alagoas 601.
O real motivo da minha ida a galeria foi só pra buscar um bom café pra dar um “up” na noite, na Sol Café que é ali ao lado. Porém, acabei me encontrando com a turma que fazia um evento na Confraria Galhardo.
Já não era nem tãããooo tarde, nem tãããooo cedo, então, eu estava com aquela long neck na mão e o João Galhardo me convidou pra entrar na casa. Nessa hora surgiu o Felipe da Go Horse e me falou “Quando é que você vai tomar uma IPA?”. A pergunta foi tão tentadora que eu já entreguei a long neck pra ele e de bate pronto respondi: “Nem sei porque eu estou tomando isso, manda a IPA aí!”, missão dada é missão cumprida..
Felipe tirou o copo, com muito cuidado e me serviu. Achei a cor da cerveja muito bonita, e o cheiro bem interessante. Então, niki* eu tomei o primeiro gole eu vi que tinha mamão e lúpulo num filtro plugado na chopeira. Descrevendo a engenhoca, o chopp saia do barril, passava pelo filtro com mamão e lúpulo na foto, e saia na biqueira.
A TakeuparIPA é uma American IPa com 7% de ABV e 46 de IBU. Ela é doce, e o álcool não está aparente, muito gostosa e muito macia… Ok… Aveludada! Muito gostosa.
Go Horse Beer
Segundo o próprio site e o próprio instagram, a Go Horse é uma nano Cervejaria localizada em Contagem, produzida pelo Felipe Lelis.
Veja que os nomes vêm das situações mais distintas. No site a explicação é que o nome Go Horse vem do seguinte raciocínio: “O espírito de um desenvolvedor é criar e desenvolver coisas. Não apenas software, mas tudo o que é legal e desafiador”.
Ao se deparar com tal linguagem no site você pensa: “Ah, que legal, a cerveja é de desenvolvedores de software ou algo do tipo”. Mas aí que você se engana, o Felipe é técnico em enfermagem, e a história do Go Horse vem de conversas com os amigos.
Explicação do dono:
“Cara, um amigo da área de TI há uns anos atrás véio com uma giria nova para nosso grupo. Dar um Go Horse. Sabe aquela quebradinha de asa que você faz de carro para evitar um retorno longe, ou uma pernadinha que a gente faz? Então ele assimilou essas coisas a “Dar um Go Horse”. Virou febre entre a gente e Go Horse expandiu a todos os âmbitos. Tudo que era pernada em inúmeras situações era “Dar um Go Horse“. Depois que virou uma gíria cotidiana, fui saber do Go Horse Process. Quebrei a cabeça por quase um ano tentando achar um nome para a Cervejaria”.
Voilà.
TakeuparIPA – o nome
Confesso que no momento não me apeguei tanto ao nome, mas depois num bate papo como Felipe Lellis me atinei ao nome TakeuparIPA. Na hora me lembrei dos brados do meu amigo Dudu no Graffite da rádio 98, que de quando em vez fica impressionando com alguma coisa e brada a plenos pulmões no rádio “Queupariu bicho!”.
Eis a descrição do Felipe pro nome: “Cara, quando comecei a ouvir o Graffite reparei que a galera lá pra não falar palavrão soltava um Queopariu ou Takeopariu! Quando desenvolvi a receita da Ipa, não achava um nome legal, foi aí que veio a sacada do Takeu Pariu + IPA”. Vitória do rádio e da cerveja! Na dúvida, experimente.
Takeupariu bicho, que cerveja boa!
(*) Niki – do bom mineirês, adverbio de tempo que narra uma ação ocorrida imediatamente após outra.
Saiba mais sobre a Go Horse Beer
Facebook da Confraria Galhardo.
Mais sobre o método XGH – Go Horse
Confira outro post da seção Por Acaso Cerveja – Falke Uai Pequi Ale.