BUTECO 98 – OUROPRETANA
Primeira viagem de campo do Buteco 98, a fábrica da Ouropretana!
Muitos dos meus amigos e primos, na adolescência, fizeram uma excursão escolar pra Ouro Preto, ou Mariana, mas o destino foi diferente comigo e eu acabei não sendo contemplado com essa oportunidade. Enfim, ganhei a minha excursão pra Ouro Preto com os colegas de trabalho: Duane Cartaxo, nosso vídeo maker e Daniel Moura do departamento de engenharia do Grupo Bel. Quis o destino que eu não fosse pra Ouro Preto pela escola, comendo chips de batata vestindo moletom do Mickey, mas sim pra beber cerveja. Visitei a fábrica da Ouropretana!
Como dessas coincidências da vida, a Ouropretana leva o nome da cidade, mas a fábrica fica no distrito de Cachoeira do Campo. Paciência, o ponto mais alto de BH é a Torre do Altavila que fica em Nova Lima. Menção honrosa a meu amigo Tino Gomes, montesclarense de coração, que afirma que o bom de Montes Claros é a carne de sol de Montalvânia, a cachaça de Salinas, e por aí vai.
Por ordem lógica começamos a filmagem pela fábrica da Ouropretana no distrito de Cachoeira do Campo a 18 km da cidade de Ouro Preto. Detalhe curioso, o mundo já conta com GPS e Waze, mas pedimos informações pra chegar a fábrica. Como estamos no Brasil, a informação teve que vir junto com a compra de um pacote de jabuticaba daquelas bitelas “Olho de Boi”. Bom, mas pra nossa surpresa a fábrica da cervejaria é rodeada de pés de jabuticaba. Aliás, uma vez lá, conversei com o cervejeiro Leonardo Trópio, sócio e fundador, que nos mostrou a Jabutisour. Sabor deles com jabuticaba, vendido exclusivamente no bar da marca na cidade de Ouro Preto.
Também pudemos fazer imagens de uma parte do processo da Amburana Porter, talvez a minha favorita da marca. Fizemos imagens do barril de Amburana ou Umburana no qual parte da cerveja fica antes de ser envasada. Capturamos a essência. “It’s magical”- Sir Paul MacCartney.
Ouro Preto e o nosso guia
Fomos pra Ouro Preto, e uma vez na cidade, tive a oportunidade de mostrar um pouco da história do João Batista, um guia que conheci em uma das várias idas a Ouro Preto. O João é guia na cidade, aprendeu vários idiomas (inglês, espanhol, francês) por conta própria. Além de persistência e força de vontade impressionantes, uma vez que conheço várias pessoas que pagaram aulas para aprender outros idiomas e pouco falam. João nos deu um depoimento sobre a paixão dele pela cidade. Além disso, João disse que sente que tem que explicar parte da riquíssima história de seus ancestrais, que muitas vezes não é bem contada. O nosso guia trabalha em um hotel da cidade e eu particularmente já mandei várias pessoas para visitarem a cidade com ele. Se você precisa de um guia em Ouro Preto, procure o João Batista Souza, ele tem Facebook, não sei se olha com frequência. Mas pelo telefone ele sempre atende (31) 98831 6325.
O Pub da Ouropretana
No pub da Ouropretana nos encontramos com Alan Terra, que nos serviu as iguarias da casa. Além das cervejas da Ouropretana, experimentamos o refrigerante de jabuticaba deles, feito sem adição de açúcar, o café da Uaimii e os tira-gostos da casa. Pausa dramática.
Caso vá ao Pub da Ourpretana, experimente o máximo que puder. O torresmo de barriga feito em parceira com a Bitaca da Leste é fantástico. A paçoca de carne é sem palavras. Mineiramente falando, eles têm uma tábua de queijos com iguarias das serras de Minas. Também experimente. Na dúvida, vá ao Pub da Ouropretana e experimente tudo. Sem culpa, visitar Minas Gerais engorda sim e ponto! Se quiser queimar as calorias que ingeriu lá, volte correndo de Ouro Preto pra BH, senão, engorde e seja feliz.
A gravação correu muito bem, e voltamos à noite pra BH sãos e salvos.
O site da Ouropretana https://www.ouropretana.com.br/
Matéria do Buteco 98 – veiculado aos sábados entre 10 e 12h na rádio 98 FM de Belo Horizonte, canais 198 e 698 da NET (BH e Região Metropolitana). Acompanhe pela internet no www.98live.com.br .
Outras notas de bastidores do BUTECO 98
MERCADO GRANO Bastidores
SVÄRTEN MUGG Taberna Viking Bastidores