Fizemos um vídeo no dia da cachaça com um texto que usa os nomes de rótulos de cachaças pra compor a história! O texto completo está aqui!
Deixa eu usar DOIS DEDOS de prosa pra te contar de uma coisa genuinamente brasileira… A cachaça!
Do dicionário, cachaça, substantivo de dois gêneros.
Bebida AUTENTICA, que vem dos ALAMBIQUES DE MINAS, e rompe BARREIRAS ocupando como SOBERANA o posto de FAMOSINHA do ENGENHO DE CANA.
ALÍVIO DE DORES, BOAZINHA, CORTA VENENO, PINISSILINA o verdadeiro MILAGRE DE MINAS.
Mas ela não é só remédio, bálsamo, nem só carvalho, ou jequitibá, putumuju, amburana…
Ela é mocinha também uai!
A cachaça também é viva, feminina praticamente uma DIVA ou BEATA? INSINUANTE como DONA BEIJA, a cachaça é a vedete, a DONA DA NOITE uma DOCE PAIXÃO que arranca suspiros em toda boa PROSA MINEIRA.
Um tesouro guardado em todos os ambientes: desde a USINA VELHA até a mais GRANFINA das mesas.
A cachaça vem da cana de açúcar, o PAU DA VIDA. Planta que nasce e cresce regida pela luz da MAJESTADE o sol, e à noite é cuidada pela Lua que fica de SENTINELA até durante a troca da guarda: LUA NOVA, LUA AZUL, LUA CHEIA… Lua SOBERANA.
Como um curso d´água ela nasce no CORAÇÃO DE MINAS, ou num CURRAL VELHO DE SALINAS , e percorre o país inteiro assim como um rio de boas novas espalhado sua SEIVA MISSIONEIRA.
Carregando em si o trabalho e conhecimento do mestre alambiqueiro, ou cachaceiro, e todos que ajudam no processo. Todos eles merecem nossos aplausos, até porque qualquer um deles pode ser considerado um verdadeiro ARTISTA. Aquele que cria e opera o alambique, movido pelo FOGO DE PALHA do próprio bagaço da cana aonde a caldeira sempre ILUMINADA, aquece o dia na TERRA FORTE.
Desde a extração da garapa, sem aditivos, a PURA CANA, essa DOCE PAIXÃO que se caracteriza pelo PINGO VERDE que escorre e vai pro alambique. O verdadeiro SANTUÁRIO do produtor de cachaça.
BENDITO OURO que vem da terra por onde passaram as bandeiras. A nossa cachaça brasileira nasce do CORAÇÃO DE MINAS e vai ganhando espaço no país inteiro, assim como um rio que carrega a sua água, a cachaça vai levando de forma FARRISTA a sua SEIVA MISSIONEIRA.
Presente nos momentos de lazer, contemplação e FASCINAÇÃO a hora mais COBIÇADA pela humanidade. A cachaça rompe BARREIRAS, e está presente na mesa desde os que se chamam de EXCELÊNCIA até mesmo a qualquer BATISTA.
Portanto, tome uma PROVIDÊNCIA, saiba que desde o FAZENDÃO até as terras de sua MAJESTADE não há perfeição. Há apenas a diversão, o sorriso.
Se alegre, se solte, tome gosto por várias atividades, cuide dos que você gosta e aprecie sempre as boas coisas da vida com a devida lógica. Afinal de contas, já dizia o mais velho: “a diferença do remédio e do veneno é a dose”.
Viva a vida com um sorriso, faça da sua caminhada um bom passatempo, uma boa cachaça.
Gosta de cachaça?
Confira as entrevistas com amantes da cachaça no nosso podcast!
Além do vídeo do dia da cachaça, temos a série de entrevistas: CERVEJA, CAFÉ OU VINHO? Na qual Mário Alaska conversa com vários convidados sobre o que eles gostam de comer e beber.
Sérgio Loroza – cantor e ator, licenciou a cachaça DO LOROZA (ouça)
LOBÃO – o cantor é fã de cachaça especialmente envelhecidas na Amburana. (OUÇA)
Nosso Podcast
GOSTA DE CAFÉ?
Fizemos uma lista com locais para compra de café em Belo Horizonte, MG.
Faltou no vídeo e no texto sobre a cachaça uma que representa os mineiros, a cachaça ESPIRITO DE MINAS, fabricada no município de são tiago-mg
Oi Alexandre!
Infelizmente não conseguimos colocar TODOS os nomes.
Mas é bom que fica um gostinho de “quero mais” pras próximas!
Quem sabe não entram todas né?
abraços e obrigado por participar aqui.
Mário