Mi Garba: Bastidores BUTECO 98

Mi Garba: Bastidores BUTECO 98

Sorveteria, digo Gelateria!

Pra quem convive no dia a dia do futebol, no qual cada entrevistado é uma ilha, cercado de: assessoria de imprensa do clube, seu staff pessoal (incluindo assessoria de imprensa, empresário, motorista), os amigões do mundo da bola e todos os outros interesses possíveis, ainda me estranho ao ser recebido em uma casa pelo próprio dono.

Assim foi na gravação pro BUTECO 98 na Mi Garba, sorveteria italiana em Belo Horizonte. Sobre o nome, eu poderia dizer Gelateria ou Sorveteria Italiana mesmo. Mas ao entrevistar Lucca Lenzi um dos proprietários, ficamos sabendo que pra ele gelato e sorbet são coisas diferentes, o nosso sorvete industrializado de cada dia então, é outra coisa. Sem contar que a casa também vende tortas, cookies, café e bebidas derivadas do mesmo. Portanto, é Mi Garba e ponto final.

Eis que o entrevistado olha na sua cara e pergunta: Sobre o que vamos falar?

Pergunta natural dos entrevistados da matéria do BUTECO 98 até então. E assim foi no Mi Garba, apresentei a ideia do programa como são as matérias que faço, quanto tempo em média, o que vou falar, como tento levar as coisas. Antigamente ficava meio assustado ao ouvir essa pergunta, mas me colocando no lugar do entrevistado, imaginando como seria a minha ida num lugar da perspectiva do outro lado do balcão, dá pra pensar como ele. O que passaria na minha cabeça ao ver um gordinho de barba que imita vozes no rádio, fala de futebol, faz comédia, e tenta se inteirar sobre o mundo da cerveja e e vem falar comigo sobre… Sorvete? Siga la pelota!

Mi Garba: Claro que o Gelato é feito aqui!

É essa a resposta quando eu empolgado pergunto se é verdade que iriamos visitar a fábrica. As quebras de paradigmas, acostumado a cobrir cervejarias, estou sempre psicologicamente preparado para encarar ambientes com grandes tanques de inox, sacos de linhagem com malte, piso molhado, e quando vi, estávamos numa sala não muito grande, mas com equipamentos eficientes.

BUTECO 98 viu o sorvete feito na hora

O Lucca Lenzi teve muita paciência em nos mostrar a matéria prima usada naquele seria o gelato feito diante da câmera do programa, Fior di Latte. Só pra constar o Mi Garba faz mais de 150 sabores de gelato e sorbet, mas a loja sempre tem 24 em exposição. (veja aqui a lista dos sabores)

É impressionante ver que a matéria prima entra em um lado da máquina e no outro já sai o gelato. Não importa a sua idade. Hoje eu tenho 36 e isso ainda me deixou feliz, tomara que tenha ficado claro diante da lente. Aliás, eu duvido muito que você também não ficaria impressionado ao ver o processo acontecer diante dos seus olhos e ainda experimentar um pouco direto da fonte. Nessa hora não tem idade, não tem religião, não tem preferencia alimentar, não tem preferência clubística é mágica e ponto final.

Experimentamos alguns sabores e fomos finalizar a matéria. Fora das lentes o Lucca conversou comigo sobre a boa aceitação do café da casa pelo público. Eles trabalham com um blend de grãos do Sul de Minas, achei a combinação com o sorvete boa.

DICA DO BLOG

Se você viu a matéria, experimente o Fior di Latte, se não viu, também experimente, é leite e ponto final. Cheiro e gosto, muito bom!

O outro sabor que experimentei foi o Antonio Chiera, desenvolvido em parceria com o mestre sorveteiro italiano que dá nome ao sabor que leva: Sorbet de Maracujá, Gelato de Iogurte e Nutella de Pistache. Diferente e muito bom.

Pra pensar

Curioso, o nosso Brasil tem uma oferta incrível de frutas, que variam em sabor, textura, cor, etc. Porém, a preferência do público na loja, segundo Lucca, sempre vai pros mais doces e achocolatados. Vai entender…

(Nós mineiros sempre consumimos muito Doce de Leite, isso pra mim é nosso dever e nossa obrigação. Deixei essa parte pro parênteses porque acho certo e sinto orgulho. Continuem assim gente!)

Site da Mi Garba
Facebook da Mi Garba

Outras notas de bastidores do BUTECO 98

MERCADO GRANO Bastidores
SVÄRTEN MUGG Taberna Viking Bastidores

Matéria do Buteco 98 – veiculado aos sábados entre 10 e 12h na rádio 98 FM de Belo Horizonte, canais 198 e 698 da NET (BH e Região Metropolitana). Acompanhe pela internet no www.98live.com.br .

Leave a Reply